Caros Alunos,
Após examinar o texto: “Chrestomathia”, de Jeremy Bentham, disponível em:
elabore seus comentários e envie para serem publicados no Blog. Vc. tem até as 24hs. do dia 01 de abril para realizar essa tarefa.
Este Blog é uma ferramenta de trabalho da disciplina "Ética I" do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia da UFABC.Ele foi criado para ser um registro não oficial das atividades que acontecem no desenvolvimento da disciplina na Turma do Período Diurno, sob a responsabilidade do Prof. Luis A. Peluso.
Chrestomathia - do grego, khrestos, “útil” e mathein, “saber”, ainda apresenta o empenho utilitarista de reformar a sociedade impactada pelo advento da Rev. Industrial. Por princípios racionais e sistemáticos, também a escola, assim como todas as outras instituições, podem servir à sociedade causando maior felicidade para o maior número - ainda que, por “útil” e “maior felicidade”, levem a ser entendidos nos escritos e ensinos da “Chrestomathia” como ser “produtivo” (Bentham emprega o termo em letras garrafais “PREPAREDNESS” - “preparo” - para sua pedagogia, ao invés do que poderia ser concebido, se o seu sentido fosse mais amplo, como “formação” - “PAIDÉIA”. Pois que há, e muito, uma prioridade do “PREPAREDNESS” em sua pedagogia que, muito longe de ser um total demérito, trata de ser um propulsor de “vantagens” - pois toda a instrução que o indivíduo recebeu é retornada à sociedade, em tese, em forma de “bem” ou “felicidade”, um tanto quanto técnica, que este indivíduo possa produzir – Afinal, “saber” e “útil”, conhecimento como condutor de vantagens, de “mais felicidade”.
ResponderExcluirAgora, são ainda mais óbvias as críticas ao “PREPAREDNESS”, seu propósito finalista e seu conceito, digamos, fechado (só o que for produtivo é útil). Por outro lado, o utilitarista, este de todo consequencialista, perguntaria se a “PAIDÉIA”, “a formação”, serve para alguma coisa, se ela é de toda, ou que ao menos se importe, com a capacidade de fazer o indivíduo e seu ambiente “mais felizes” - E se se importar estará sendo, mesmo que somente um pouco, utilitarista.
Em Chrestomathia, Bentham apresenta uma nova ciência do ensino.
ResponderExcluirNessa ciência, sistema do panóptico seria aplicado sob a forma de recompensas e punições. No esquema educacional de Bentham, cada aluno seria ensinado a calcular o prazer e a dor resultante de qualquer ato.
Cada aluno teria que competir para um "alcançar o posto " superior ao seu. A própria escola propagaria uma moral utilitarista.
No entanto,o papel do professor seria mínimo. Na visão de Bentham, a tecnologia de monitoramento e avaliação deveria ser aplicada igualmente aos professores e aos alunos, com uma inspeção feita regularmente na escola.
“Os objetivos que visam dentro e por estes exercícios serão, tornar o estudioso familiarizado com a estrutura da linguagem em geral, e que de sua própria linguagem, em particular: e, assim, para qualificá-lo para falar e escrever, sobre todos os assuntos e ocasiões, com clareza, correção, e devido efeito em sua própria língua “ Página 35
Esse trecho ressalta a preocupação de Bentham com a linguagem.
Nota-se que linguagem deste texto é complexa, e talvez eu tenha exagerado em alguma colocação, corrijam-me caso encontrem erros.
bibliografia: http://tinyurl.com/8832bc4
Escola concebida por Mr. Lancaster, melhorada por Dr. Bell e depois adotada e aprimorada por Bentham.
ResponderExcluirTratava-se de um sistema educacional no qual o público alvo seriam os pobres da casa de pobres. Os alunos teriam aulas multidisciplinares e o currículo abrangia desde artes até ciências. A idéia era dar uma educação conduciva ao princípio de utilidade.
A escola chegou a ser planejada, mas nunca foi construída. Inicialmente seria feita no quintal da casa de Bentham, mas isso não se concretizou.
Na escola seria aplicado o princípio de inspeção do Panóptico.
A escola seria destinada para garotos e garotas também.
Nas estações do ano com mais luz os alunos ficariam cerca de 6 horas em aula e nas estações de pouca luz os alunos ficariam cerca de 5 horas em aula.
O projeto educacional do utilitarsmo seria uma aplicação do panóptico em uma instiuição de ensino. Seria uma forma de acabar com o ócio de alguns, atribuir mais utilidade a suas vidas instruindo-os para trabalharem na indústria, por exemplo. A educação destinada as crianças teria a finalidade de discipliná-las a ponto de nortearem suas vidas por todos os princípios utilitaristas de felicidade. Acredito que não seria muito benéfico enclausurar alunos e obrigá-los a manter um determinado padrão moral em busca de uma felicidade auto-imposta. Como o próprio Mill é exemplo desse modelo educacional vemos que ele pode gerar verdadeiros gênios, mas que futuramente poderiam se frustrar a ponto de se auto-intitularem 'máquinas lógicas' (assim como Mill o fez aos 21 anos).
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